quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Acordo encerra greve na Refinaria Abreu e Lima


Após reunião realizada na tarde de hoje na Superintendência do Trabalho e Emprego, no Recife, foi fechado um acordo que pôs fim a mais uma greve dos 54 mil operários que trabalham na construção da Refinaria Abreu e Lima e da Petroquímica Suape, projetos da Petrobras no litoral sul de Pernambuco.

De acordo com o sindicato representativo da categoria (Sintepav-PE), foi atendido o principal pleito dos grevistas, que era a equiparação salarial entre os trabalhadores que exercem as mesmas funções. Uma tabela com os novos valores foi apresentada aos trabalhadores, que decidiram voltar ao trabalho após 22 dias. 

"Como os trabalhadores já sabiam do avanço das negociações, muitos já voltaram hoje ao trabalho. Mas amanhã todos voltam normalmente. Foi uma vitória histórica para a categoria, com os objetivos alcançados", disse em nota o presidente do Sintepav-PE, Aldo Amaral.

Diante do impasse que vinha se arrastando entre trabalhadores e os consórcios responsáveis pelas obras, as negociações foram mediadas pelo Ministério do Trabalho.

Em nota, o ministro Brizola Neto disse que "prevaleceu o bom senso". Segundo ele, o fim da greve permitirá a retomada de uma obra que é "vital para o Nordeste e para o país".

O sindicato ainda tenta reverter na Justiça as demissões por justa causa de trabalhadores que cruzaram os braços. De acordo com Brizola Neto, a expectativa do ministério é de que as demissões sejam revistas.

fonte: uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário