terça-feira, 6 de novembro de 2012

Jornalistas do espanhol "El País" entram em greve contra plano de demissões


Jornalistas do "El País" entraram em greve nesta terça-feira (6) contra o plano de demissões apresentado pela direção da grupo Prisa, que edita o jornal espanhol.

Fotos publicadas no Twitter mostram a Redação do jornal totalmente vazia. Segundo representantes dos trabalhadores, a adesão foi de 95% --ou 79%, de acordo com a empresa. A greve está prevista para durar três dias.

Por conta da greve, a direção do jornal alertou os leitores, em texto publicado no site do diário, que a edição impressa desta quarta-feira (7) pode não ser entregue ou chegar com menos páginas ou algumas seções faltando.

A decisão de entrar em greve se deu após o fracasso das negociações sobre o plano de demissões anunciado pela empresa.

Os trabalhadores rejeitaram uma nova proposta de reduzir as demissões de 149 para 139. O jornal conta com 460 jornalistas. A direção também propôs diminuir o percentual de corte, de 15% para 13%. No ano passado, os trabalhadores já haviam sido submetidos a uma redução de 20%.

O grupo Prisa registrou um prejuízo de 31 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano. Os investimentos com publicidade na Espanha devem encolher 15% em 2012, de acordo com previsão da Zenith Optmedia, do grupo Publicis.

fonte: folhasp.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário