segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Portuários ocupam navio em Santos durante mobilização contra MP.


 Os sindicatos dos portuários tomaram na madrugada desta segunda-feira (18), por volta das 3h, o navio que transportava os guindastes (chamados de portêineres) que serão instalados no terminal da Embraport, no porto de Santos. A ocupação faz parte da mobilização contra a medida provisória dos portos.

Quem não atingir nossas metas está fora, diz ministro da Secretaria dos Portos
Entidades patronais defendem novo regime de mão de obra em portos
Leilões de portos começarão por Santos e Pará

Os trabalhadores tentam reverter novas regras para contratação de mão de obra avulsa instituída pela MP 595, que foi editada pelo governo em 5 de dezembro, e iniciaram hoje uma mobilização nacional para tentar mudar o texto enviado ao Congresso Nacional.

O principal ponto de reclamação dos portuários é o fim da obrigatoriedade de contratação da mão de obra avulsa. Hoje, há cerca de 23 mil trabalhadores avulsos no Brasil --quatro mil trabalhando em Santos.

Os trabalhadores acham que a medida quebra a reserva de vagas de trabalho destinada a essas categorias de trabalhadores. Entre as profissões afetadas estão os estivadores, conferentes, trabalhadores de bloco e consertadores, entre outros. A MP também acaba com a guarda portuária.

O terminal da Embraport, que está sendo construído no porto de Santos, será um dos maiores terminais de contêineres do Brasil. Os equipamentos que chegaram na semana passada serão utilizados na movimentação de contêineres. 

 NEGOCIAÇÕES

Os sindicatos abriram negociação com a Embraport. Ele querem um compromisso da empresa de que ela, como terminal privado, usará esses trabalhadores para a movimentação de carga no porto.

Em nota, a Odebrecht informou que está negociando a saída dos portuários de dentro do navio. Eles querem iniciar o descarregamento dos guindastes, sem os quais o terminal não pode iniciar a operação.

"A Embraport informa que solicitou na manhã de hoje a liberação do navio Zhen Hua 10 para retomada do desembarque dos equipamentos a serem usados em seu terminal em Santos (SP), que permitirá o início da operação nos próximos meses."

O navio Zhen Hua 10 veio do porto de Xangai, na China. Segundo Roberto Myasato, que faz parte da segurança que presta serviço para a tripulação, a ocupação ocorreu por volta das 3h. De acordo com ele, a tripulação chinesa ficou assustada com a movimentação, mas não houve nenhum confronto.

CRONOGRAMA

Amanhã, em Brasília, os sindicatos que representam a categoria portuária farão um encontro nacional. O objetivo é montar uma agenda de mobilizações contra a MP.

Os sindicatos prometem uma paralisação de seis horas no porto de Santos na sexta-feira (22). O porto de Santos é o maior do país, por onde passaram 25,8% do comércio exterior em 2012.

Segundo o deputado federal Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), o Paulinho da Força Sindical, se as negociações não avançarem até meados de março, a categoria entrará em greve. 

fonte: folhasp.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário