quarta-feira, 15 de maio de 2013

Enfermeiros do Recife em estado de greve


Os enfermeiros vinculados à Prefeitura do Recife decretaram estado de greve. A decisão foi tomada por unanimidade em assembleia realizada nessa terça-feira (14), na sede do Conselho Regional de Enfermagem, devido à morosidade da gestão municipal em apresentar uma contraproposta sobre a pauta de reivindicações do sindicato dos trabalhadores. Como forma de protesto, a categoria agendou para o dia 24 de maio, uma mobilização em na frente da Diretoria Geral de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (DGGTES), na rua Alfredo de Medeiros, 71, no bairro do Espinheiro, Zona Norte do Recife.

Desde o dia 24 de abril, os enfermeiros aguardam um posicionamento do secretário executivo da secretaria de Saúde, Fernando Gusmão, através de uma proposta para a categoria depois que a gestão definisse os índices de reajustes compatíveis com a situação financeira do município. A resposta deveria ter sido dada numa segunda reunião, agendada para o dia 9 de maio, mas não aconteceu. Na data, a direção do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Pernambuco e representantes dos enfermeiros foram informados que a Prefeitura apresentaria o índice geral de reajuste apenas na mesa geral de negociações, no dia 17 de maio, e que as reivindicações específicas só começariam a ser debatidas na Mesa Setorial da Saúde, programada para o dia 24 deste mês, mesmo dia da mobilização.

De acordo com o SEEPE, este posicionamento faz parte de uma estratégia da PCR para ganhar tempo. Além de decretar estado de greve, os enfermeiros decidiram construir um diagnóstico da situação das unidades de saúde do Recife para ser apresentado à gestão e à sociedade e, com isso, demonstrar que o descaso para com o servidor se estende à população.

Pauta
Os enfermeiros reivindicam, entre outros pontos, reajuste nos salários e nas gratificações (estas últimas congeladas há três anos), aprovação da nova Lei da Produtividade, o repasse da verba do Programa de Melhoria ao Acesso e Qualidade (PMAQ) e a melhoria das condições de trabalho (estrutura, técnica e segurança) nas unidades de saúde da gerenciadas pela Prefeitura do Recife.

fonte: diariodepernambuco.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário