sábado, 27 de julho de 2013

Greve petroleiros: Petrobras admite perda de produção com greve na bacia de Campos

Os petroleiros da Petrobras que trabalham nas plataformas da bacia de Campos cruzaram hoje (25) os braços contra o fim de um benefício que recebem desde abril de 2012, o Repouso Semanal Remunerado.

De acordo com o coordenador do Sindipetro/RJ (Sindicato dos Petroleiros do Rio de Janeiro), José Maria Rangel, o movimento conseguiu a adesão de 39 das 46 plataformas instaladas na bacia, sendo que três tiveram a produção totalmente paralisadas. Cerca de 5 mil trabalhadores teriam aderido ao movimento, segundo Rangel.

"Paramos a P-7, a P-15 e a P-35, que juntas produzem 50 mil barris", disse à Folha.

No final do dia, a Petrobras informou em nota que a redução de produção hoje foi de apenas 10 mil barris de petróleo. De acordo com a empresa, apenas a P-7 e a P-15 tiveram a produção interrompida por algumas horas, mas depois retornaram à operação com uma equipe contingência da estatal. A P-35, segundo a companhia, já estava parada para manutenção.

Segundo Rangel, a Petrobras obteve uma liminar para acabar com o benefício, dentro da sua política atual de redução de custos.

A empresa não tem feito caixa suficiente para financiar o seu plano de US$ 236,5 bilhões até 2017, e por isso vem buscando economizar em alguns setores da companhia, lembrou Rangel, que também iniciou uma luta contra a redução da operação da empresa em campos terrestres em Estados do Nordeste.

Amanhã, a diretoria do Sindipetro/RJ se reúne para traçar os próximos passos, a fim de obter o retorno do pagamento.

Segundo a Petrobras, não foi registrado nenhum incidente durante a paralisação. A empresa reforçou a importância da mesa de negociações "como o melhor meio de manter o diálogo aberto e transparente com os representantes dos empregados".

fonte: folhasp.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário