sexta-feira, 29 de maio de 2020

Técnicos e auxiliares de enfermagem anunciam estado de greve no Espírito Santo

Uma assembleia realizada na manhã desta terça-feira (26), na portaria do hospital Doutor Jayme dos Santos Neves, definiu que técnicos e auxiliares de enfermagem estão em estado de greve. O hospital é a unidade referência do Espírito Santo no tratamento do novo coronavírus (Covid-19).

De acordo com o Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem (Sitaen-ES), o movimento paradista é resultado do não avanço do acordo coletivo de trabalho.


“Em negociação de acordo coletivo entre o Sitaen-ES e a Associação que administra o hospital, intermediada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e acompanhada pelo governo do estado, a empresa ofereceu aumento de 3%. O valor está bem abaixo da inflação acumulada do ano passado que foi de 4,3%”, afirmou o Sindicato, que vai notificar a empresa sobre a decisão da categoria para se manifestar em um prazo de 72 horas. A decisão também será enviada ao MPT.

Os trabalhadores reclamam das condições de trabalho e dos salários (incluindo corte de benefícios, entre eles pagamento de feriado em dobo). Os técnicos de enfermagem, por exemplo, recebem R$ 1.200. “Os trabalhadores pediram que o governo estadual cumpra com a promessa de conceder o salário de R$ 2.400 reais que foram oferecidos para técnicos quem trabalha em hospitais de referência em Covid-19”, disse o Sindicato.

O Sitaen também afirma que muitos profissionais estariam afastados por Covid-19 e trabalhando com falta de EPI adequado. “(…) quem continua trabalhando reclama que a carga de serviço dobrou. Alguns estão extrapolando suas funções realizando o serviço de maqueiro. A falta de assistência com os doentes por Covid-19 é outra reclamação. A maioria diz que a direção do hospital não se importa se eles estão se recuperando bem ou não. Muitos relatam que sequer receberam uma ligação”.

Segundo o Sindicato, a Associação que administra o hospital demitiu técnicos e auxiliares em enfermagem que estão no grupo de risco. Muitos desses trabalhadores estão acima dos 60 anos e próximos de se aposentar.

Por meio de manifestações pelas redes sociais, o presidente do sindicato, Osmano Amaral, informou que a situação é na unidade, especificamente.

De acordo com o Sindienfermeiros, uma posição neste sentido não está sendo discutida entre os enfermeiros, trabalhadores que fazem parte de outro sindicato. “Não é o caso dos enfermeiros, neste momento. O Sindienfermeiros está acompanhando, mas ainda não há possibilidade de greve”, informou por meio de assessoria.

Por nota, a direção do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves informou que não foi formalmente notificada sobre paralisação da categoria. O funcionamento da unidade, bem como o trabalho dos funcionários, segue dentro da normalidade.

Fonte: Sitaen-ES

Nenhum comentário:

Postar um comentário