sexta-feira, 29 de maio de 2020

Trabalhadores da Limpeza Urbana de Florianópolis, entram em estado de greve

Mobilização da categoria é contra os ataques do prefeito da capital e de Bolsonaro ao serviço público

Os trabalhadores e as trabalhadoras da Autarquia Melhoramentos da Capital (Comcap)  de Florianópolis (SC), aprovaram, por unanimidade, nesta sexta-feira (29), estado de greve contra os ataques do prefeito da capital catarinense, Gean Loureiro (DEM) e do presidente Jair Bolsonaro (ex-PSL), que vão desde o corte de direitos constitucionais ao congelamento de salário no serviço público.

O congelamento dos salários dos servidores das três esferas - federal, estadual e municipal -, durante dois anos, foi a contrapartida exigida pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, para liberar o auxílio financeiro do governo federal para compensar as perda econômicas provocadas pela pandemida do novo coronavírus. A medida foi aprovada nesta quinta-feira (28), na Câmara dos Deputados e segue para análise e votação no Senado.

Assembleia com distanciamento social



A assembleia dos trabalhadores da Comcap desta sexta-feira foi a primeira da história do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Florianópolis (Sintrasem) com distanciamento social, respeitando as normas sanitárias. Todos os participantes tiveram a temperatura medida e o uso de máscaras foi obrigatório.

Durante as falas, a categoria expôs sua indignação com a Resolução 05, da Prefeitura de Florianópolis, que  retira inúmeros direitos do serviço público, incluindo a Comcap; e com o Projeto de Lei Complementar (PLP) nº 39, que congela salários de servidores das três esferas – federal, estadual e municipal -  até o  fim de 2021. O congelamento dos salários foi a contrapartida que o ministro da Economia, Paulo Guedes, exigiu para liberar a ajuda financeitra aos estados e municípios, que estão enfrentando dificuldades por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Também foram levantados problemas nas condições de trabalho, como o fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e o transporte dos trabalhadores.  A categoria também exige a manuntenção dos contratos dos temporários e pede o cumprimento do Programa de Incentivo à Aposentadoria (PIA) na Comcap.

A decisão de entrar em estado de greve, de acordo com os trabalhadores e dirigentes sindicais, mostra a Gean Loureiro que a categoria sabe se organizar mesmo em momentos de dificuldade extrema. “Se os governos se aproveitam da pandemia do novo coronavírus para nos atacar, nós seguiremos na luta em defesa de nossos direitos e do serviço público!”, disseram.

Com informação da Assessora de Imprensa, Silvia Medeiros
Fonte: cut.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário