quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Protestos e greve deixam capital grega sem transportes nesta quarta-feira

A Grécia vive nesta quarta-feira a paralisação dos transportes aéreos, marítimos e ferroviários, devido a uma greve geral de 24 horas convocada para protestar contra as medidas de rigor econômico e duas reformas do mercado de trabalho e das empresas públicas, votadas durante esta noite.

Pelo terceiro dia consecutivo, depois de várias paralisações dos transportes, Atenas viu-se bloqueada por gigantescos engarrafamentos. Ônibus, trens, bondes e o metrô não circulavam, e uma manifestação está marcada para o meio-dia no centro da cidade.

Com a adesão dos controladores aéreos, o espaço aéreo grego permanece fechado desde ontem (14). O mesmo ocorreu nas marinas, onde todos os barcos estão parados devido à adesão de seus funcionários.

Os jornalistas gregos também participam da paralisação, que conta ainda com escolas, hospitais, bancos e grandes empresas públicas (DEKO).

O projeto de lei que gerou os protestos, exigido pela UE (União Europeia) e pelo FMI (Fundo Monetário Internacional), prevê cortes de 10% a 25% nos salários superiores a 1.800 euros mensais (US$ 2.415) nas DEKO e foi aprovado durante a noite por 156 votos a favor e 130 contra.

CRISE

Em maio, a UE e o FMI fecharam um acordo de resgate financeiro de 110 bilhões de euros (R$ 256,3 bilhões), válido por três anos, para salvar a economia da Grécia, que enfrentava o risco de um calote da dívida devido à sua grave situação fiscal.

A Grécia planeja reduzir seu deficit público em 2011 para 7,5% do PIB (Produto Interno Bruto). Em 2009, o número chegou a 15,4% do PIB.

Os esforços da Grécia em cortar gastos gerou greves e protestos violentos no país ao longo deste ano. Outros países da zona do euro em grave situação fiscal, como Irlanda e Portugal, são alvos em potencial de novos resgates financeiros.

Ao finalizarem a sua segunda revisão do programa econômico grego, as equipes da UE, do FMI e do Banco Central Europeu emitiram nota afirmando que o país está "no caminho certo" e que esperam uma "virada" na economia do país em 2011.

No entanto, embora elogiem os cortes de gastos feitos, as equipes destacam que os esforços da Grécia podem ser menores do que o exigido para o país sair da crise.

fonte:www1.folha.uol.com.br/mercado/845967-protestos-e-greve-deixam-capital-grega-sem-transportes-nesta-quarta-feira.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário