quarta-feira, 30 de março de 2011

Operários de obra de Eike fazem greve por melhores condições

Agentes do Batalhão de Polícia Rodoviária do Rio de Janeiro liberaram a estrada RJ 240, que foi interditada mais cedo por trabalhadores do Porto do Açu, empreendimento do empresário Eike Batista que está sendo erguido em São João da Barra, no norte fluminense.

Os funcionários da obra entraram em greve, e as atividades no local foram paralisadas, já que os manifestantes bloquearam a entrada do porto.

Aproximadamente 1.200 trabalhadores protestaram contra as condições de trabalho na obra, segundo informações do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Campos dos Goytacazes. Eles alegam trabalhar em "más condições", e reivindicam melhorias. Querem ainda um adicional de insalubridade de 30%.

Membros do sindicato e da LLX, empresa de Eike responsável pela construção do porto, seguem negociando com os trabalhadores. Segundo o sindicato, as obras foram parcialmente paralisadas nesta quarta-feira. Procurada, a LLX ainda não se manifestou.

2010

Não foi o primeiro protesto de trabalhadores do Porto do Açu. Em agosto do ano passado, cerca de 3 mil funcionários cruzaram os braços. A reclamação partiu de trabalhadores do consórcio ARG, contratada para as obras.

O Porto do Açu é a obra mais arrojada de Eike Batista. Com 90 quilômetros quadrados, o complexo contará com estaleiro, usinas termelétricas, siderúrgicas, unidades de tratamento de petróleo e uma montadora de automóveis, entre outros. Estima-se que os investimentos superem a casa dos US$ 30 bilhões.


fonte: www1.folha.uol.com.br/mercado

Nenhum comentário:

Postar um comentário