terça-feira, 13 de março de 2012

Justiça manda que 70% dos ônibus de BH circulem no horário de pico


A Justiça do Trabalho em Minas Gerais determinou nesta terça-feira, por meio de medida liminar, que os sindicatos representantes dos trabalhadores "garantam a presença, em serviço efetivo, de não menos que 50% da frota de transporte coletivo da Região Metropolitana de Belo Horizonte e 70% dela nos denominados horários de pico, isto é, entre 6h e 9h, e entre 17h e 20h".

A decisão é do 1º vice-presidente do TRT-MG (Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região), desembargador Marcus Moura Ferreira, atendendo a uma solicitação dos sindicatos patronais.

Segundo o desembargador, para a garantia da frota mínima deve ser observado todas as linhas e os horários da escala. Em caso de descumprimento da ordem, a Justiça impôs multa diária de R$ 30 mil.

No final da tarde, está marcada audiência de tentativa de conciliação entre patrões e empregados. A greve entrou no segundo dia de paralisação na capital mineira, onde o sistema de ônibus transporta 1,6 milhão de pessoas por dia.

Conforme informação da BHTrans (empresa que gerencia o transporte e o trânsito em Belo Horizonte), foi maior o movimento de ônibus circulando pela cidade, em comparação com ontem (12), até as 10h50.

Na estação Vilarinho, na região norte, que teve ontem 95% das viagens não realizadas, "77% das viagens estão sendo cumpridas", conforme nota da empresa. Na estação Venda Nova, o percentual de cumprimento da escala de viagens cresceu de 84% para 94%.

Também na estação São Gabriel, na região nordeste, 74% das viagens estão sendo cumpridas.

A greve afeta mais as estações do distrito do Barreiro, na região oeste. Nas duas estações da região, apenas 18% e 12% das viagens estão sendo cumpridas. Ontem, o movimento nessas estações foi, em média, de 3%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário