terça-feira, 25 de setembro de 2012

Trabalhadores dos Correios de todo Brasil promovem ato público em frente à sede da empresa na capital federal

A Fentect reuniu nesta segunda-feira (24) trabalhadores dos Correios de vários estados em uma manifestação contra a empresa durante a manhã e início da tarde em frente ao edifício sede da ECT, em Brasília.

Com objetivo de pressionar a ECT e mostrar a ela a força e união da categoria, membros dos sindicatos e da Comissão de Negociação discursaram para os presentes com indignação e revolta em relação à direção dos Correios que têm feito pouco caso da luta dos trabalhadores.

Estiveram presentes representantes dos estados do Amazonas, Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Rio de Janeiro, São Paulo, entre outros. Todos com o mesmo objetivo, todos lutando pela mesma causa: fazer com que a ECT apresente uma proposta decente para os trabalhadores  e acate as demais reivindicações dos trabalhadores.

O secretário geral da Fentect, Edson Dorta, acredita que a negociação só avançará se categoria se unir. “Nós merecemos muito mais do que essa miséria que a empresa nos oferece”, disse ele em um de seus discursos aos trabalhadores.

A Fentect repudia também a atitude repressiva da Diretoria Regional do Paraná, que cancelou os crachás dos funcionários grevistas que trabalham no prédio central "João Negrão". A federação não admite que atitudes como essa aconteçam em pleno Estado Democrático de Direito.

fonte: www.fup.org.br

Correios rejeitam proposta do TST e os trabalhadores aprovam greve em Rondônia

Em assembleia realizada nesta segunda-feira (24) em Porto Velho, na sede do Sindicato dos Trabalhadores da Empresa de Correios e Telégrafos (SINTECT/RO), com a participação de aproximadamente cem trabalhadores, foi aprovada por unanimidade a adesão de Rondônia à greve nacional da categoria. O principal motivo foi a recusa da empresa em relação à proposta apresentada pelo TST.

Em audiência realizada na última quarta-feira (19) no Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Dissídio Coletivo ajuizado pela própria Empresa de Correios e Telégrafos, presidida pela Ministra Maria Cristina Peduzzi, a Justiça do Trabalho apresentou uma proposta de conciliação que foi rejeitada pelos Correios. Participaram da audiência o Comando Nacional de Negociação e Mobilização da Federação (FENTECT) e os representantes dos correios.

A proposta rejeitada pelos Correios, que levou os trabalhadores à aprovarem greve em Rondônia, é a seguinte:

a)      Aumento linear de R$ 80,00;
b)      Reajuste de 5.20% aplicado sobre os salários;
c)       Reajuste de 8,84% aplicado sobre o vale-alimentação e vale cesta;
d)      Manutenção da cláusula 11 (assistência médica/hospitalar e odontológica) da sentença normativa vigente até que sejam implantadas pela ECT os aprimoramentos necessários a adequação aos normativos da ANS e do Governo Federal;
e)      Manutenção do Acórdão do TST 2011 com clausula de reajuste de 5.20%;
f)       Instauração de mesas temáticas proposta pela ECT em 30 dias da assinatura do acordo coletivo 2012/2012.

No entendimento do SINTECT, os representantes dos Correios manifestaram-se contrários a proposta da Ministra, mostrando assim um total descaso, além de não abrirem mão de alterações prejudiciais aos trabalhadores e suas famílias, no plano de assistência médica/odontológica.

Com esta decisão de greve, dos trabalhadores dos Correios em Rondônia, o SINTECT/RO se soma aos outros vinte e cinco sindicatos que já estão em greve em todo o País. A Central Única dos Trabalhadores (CUT) esteve presente à assembleia, com o presidente Itamar Ferreira e o diretor Alcires Queiroz, e apoiará o movimento em todo Estado.

fonte: cut.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário