sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Multinacional demite 12 mil mineiros em greve na África do Sul


A Anglo American Platinum demitiu nesta sexta-feira 12 mil mineiros que participaram de três dias de greve não autorizada na África do Sul. O país passa por protestos desde agosto contra as más condições de trabalho nas minas de platina.

Em comunicado, a empresa disse que a greve ilegal, que teve a participação de todos os 28 mil empregados da jazida, causou uma perda de 39 mil onças ou cerca de US$ 82 milhões em metal extraído.

Os mineiros demitidos faziam parte dos cerca de 75 mil trabalhadores que estão em greve na região de Rustenburg, no noroeste sul-africano, pedindo aumento de salários e melhores condições de trabalho.
Mineiros de jazidas de platina protestam perto de unidade de Anglo American Platinum, que demitiu 12 mil Outubro 2012
Eles representam 15% da mão de obra do setor de extração de platina. Os mineiros pedem equiparação das condições aos dos colegas da mina de Marikana, onde 46 pessoas morreram em protestos desde agosto.

Devido ao ato, a Lonmin, proprietária da jazida, concedeu na semana passada um aumento de 22% aos funcionários, que encerraram a greve.

MORTE

As manifestações violentas acontecem desde quarta-feira na zona das jazidas de platina. Nesta sexta, um homem foi encontrado morto entre os manifestantes, em meio à concentração de 150 trabalhadores que se preparavam para um novo ato.

Os mineiros acusaram policiais pela morte, mas os agentes dizem que usaram canhões d'água e balas de borracha, o que não causaria ferimentos graves nos manifestantes.

O protesto acontece um dia após mais de cem mineiros criarem barricadas e queimarem pneus em uma estrada da região, que liga à mina de Marikana, a 100 km de Johannesburgo.

A polícia utilizou gás lacrimogêneo e canhões de água para dispersar a multidão, e pediu reforços em resposta ao lançamento de pedras da cidade vizinha de Inkaneng.

Os protestos no setor da mineração causaram a queda da cotação do rand, que chegou ao nível mínimo em três anos em relação ao dólar. A extração de platina representa 9% do PIB sul-africano.

fonte: folhasp.com.br

Anglo American anuncia demissão de 12 mil mineiros
A mineradora Anglo American Platinum anunciou que irá dispensar cerca de 12 mil mineiros em greve que não apareceram para trabalhar nesta sexta-feira (5) na mina de platina de Rustenburg, na África do Sul. O anúncio de demissão ocorre em um momento no qual sindicatos de mineiros e o conselho patronal do setor preparam-se para iniciar, na próxima semana, negociações que permitam um acordo capaz de encerrar as paralisações até o fim do mês.

As greves nas minas sul-africanas tiveram início em agosto e ganharam contorno dramático com a repressão policial a uma paralisação na mina de platina de Marikana, operada pela Lonmin. A ação da polícia resultou na morte de 46 pessoas e gerou comoção na África do Sul. Foi a mais grave demonstração de força do Estado desde o fim do regime racista do apartheid, em 1994.

No momento, seis minas de platina operadas pela Anglo American estão fora de operação por causa do elevado índice de adesão à greve em Rustenburg, iniciada há três semanas em reivindicação por melhores salários e condições de trabalho. A Anglo American é a maior produtora mundial de platina, responsável por mais de 40% de toda a produção global. A empresa calcula que tenha deixado de arrecadar US$ 82,6 milhões até o momento em decorrência da paralisação.

A mineradora informou ter promovido audiências disciplinares e decidido pela demissão de 12 mil mineiros (cerca de um quinto de sua força total de trabalho na África do Sul) depois de eles não terem comparecido aos procedimentos internos. Ainda assim, os mineiros têm três dias para recorrer da decisão.

fonte: estadao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário