sexta-feira, 14 de março de 2014

Profissionais da rede municipal de ensino de Vila Rica iniciam greve a partir de terça (18)

Os/as trabalhadores/as da educação de Vila Rica, município localizado na divisa do Mato Grosso com o Pará, a 1.320 km de Cuiabá/MT, iniciam greve por tempo indeterminado nesta terça-feira (18).

A decisão foi tomada na Assembleia Geral do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Vila Rica (SISPUMVIR), filiado a Central Única dos Trabalhadores de Mato Grosso (CUT/MT), realizada nesta quarta-feira (12) na sede do sindicato. A greve conta com o apoio da direção da subsede de Vila Rica do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/VR).

De acordo com a presidente do Sispumvir, professora Marizete Nascimento, a categoria cobra da administração local a reestruturação do Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS). “As negociações iniciaram em 2012. Foram dois anos de muita paciência da categoria”, frisou a professora Marizete.

No último dia 17 de fevereiro a proposta de reestruturação do PCCS foi enviada ao prefeito Luciano Marcos Alencar (DEM) e ao secretário municipal de educação Guiomar da Costa Lucas. A categoria reivindica a aplicação da Lei Federal 11.738/08 (art. 2º), que estabeleceu o Piso Salarial Profissional Nacional para os profissionais do magistério público da Educação Básica.

“A administração de Vila Rica ainda não cumpre o que determina a Lei Federal 12.014/09 que reconhece os trabalhadores das escolas que já concluíram o curso do profuncionário, portanto, que já possuem habilitação como profissionais da Educação. Também, não respeita o enquadramento dos profissionais que concluíram o Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício na Educação Infantil (PROINFANTIL), curso de formação de professores de Educação Infantil que atuam em creches e pré-escolas”, disse a presidente do sindicato explicando a necessidade de reestruturação do plano de carreira da categoria.

Agenda de mobilização
Na segunda-feira (17) o sindicato realiza reuniões no período matutino nas escolas para esclarecer sobre os motivos que levaram a categoria  iniciar a greve e às 20h o sindicato participa da sessão na Câmara Municipal. Na terça-feira, (18) começa a greve com ato público às 9h em frente à Câmara de Vereadores.

fonte: cut.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário