quarta-feira, 12 de março de 2014

TST considera greve nos Correios abusiva e determina volta ao trabalho

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) considerou abusiva a greve dos funcionários da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), iniciada em 29 de janeiro. Os juízes determinaram ainda o retorno ao serviço nesta sexta-feira (14), sob pena de multa diária de R$ 20 mil, a ser paga pela Fentect, federação nacional da categoria. Além disso, a decisão inclui desconto de 15 dos 42 dias de paralisação – os demais 27 seriam compensados.

Para o relator do dissídio,  ministro Márcio Eurico Vitral Amaro, a ECT não descumpriu cláusula de convenção que trata da assistência médica aos trabalhadores, com a contratação de empresa especializada para a gestão do plano de saúde. No entendimento do juiz, a greve só se justificaria se houvesse o descumprimento.

Para a Fentect, as alterações na gestão do plano violaram a convenção. Há uma ação em tramitação na 6ª Vara do Trabalho do Brasília.

Em setembro passado, durante negociações referentes à campanha salarial, os trabalhadores entraram em greve, e o caso foi a dissídio no TST. Uma das cláusulas era justamente sobre o plano de saúde. Os sindicalistas afirmam que a empresa implementou mudanças, com prejuízo aos funcionários, sem consulta prévia, o que é contestado pela direção da estatal.

fonte: redebrasilatual.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário